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Alameda Doutor Muricy, 707 - Centro - Curitiba/PR

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MBA em Pedagogia Social

Duração: 15 Meses | Encontros Semanais | Material Online

OBJETIVO:

 

Formar profissionais humanistas para a construção e o desenvolvimento das propostas de educação social em diferentes modalidades educativas. Analisar elementos teóricos, metodológicos e práticos da pedagogia social; reconhecendo e valorizando a multiplicidade de ações educativas que estão presentes na vida cotidiana, com o proposito de descobrir o processo educativo nas relações sociais e a fundamentação pedagógica na atividade social e comunitária. Atuar em instituições de ensino público ou privado, nas áreas de coordenação e assessoria em instituições governamentais e não governamentais.

 

PUBLICO ALVO:

 

Graduados em cursos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais, Letras e afins.

INÍCIO PREVISTO DAS AULAS

 

Início:  2018

 

PROGRAMA:

1 – Seminário de Abertura do Curso – 4h/a.
Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.


2 – Aspectos Socioantropológicos da sociedade moderna – 40h/a.
A antropologia como compreensão do homem, uma vez que se apresenta um discurso e um olhar sobre as relações culturais, sociais e políticas que os homens estabelecem entre si, os aspectos socioantropológicos proporciona instrumentais teóricos para que o profissional social analise com maior ponderação a realidade social moderna.

3 – Políticas Públicas , movimentos sociais , cidadania e direitos humanos– 40h/a
Reflexão sobre a relação entre Movimentos Sociais, cultura política e democracia. Questões referentes aos Movimentos Sociais formação do Estado Brasileiro sua relação entre público e privado e os elementos presentes na política brasileira que obstaculizam o Estado democrático de direitos em destaque-o clientelismo politico. Priorizaremos o debate em torno da luta para a conquista da democracia e da cidadania, dos direitos sociais particularmente no que se refere a sua construção junto aos chamados “Novos Movimentos Sociais” e seus atores políticos na conjuntura atual onde há uma ameaça à democracia uma onda de “criminalização aos movimentos sociais”. Analisaremos a participação da sociedade civil num contexto marcado por projetos políticos e culturas políticas antagônicas presentes na sociedade brasileira e seus desafios para consolidação dos direitos sociais e da cidadania.

4 – Educação Popular e Educação Comunitária – 40h/a
Materialismo histórico e educação popular. Pedagogia da libertação e educação popular. Educação comunitária  e organização comunitária.

5 – Ciclo de Palestras – 8h/a
Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.

6 – bases epistemológicas da pedagogia social e intervenção sociocultural –– 40h/a
A compreensão de que uma prática educativa compõe uma prática social permite compreender que a primeira ocorre em diferentes espaços na sociedade e de várias maneiras. Propõe uma discussão geral das linhas teóricas tendo como contexto geral as mudanças sociais, políticas, econômicas e culturais das últimas décadas, discutir a evolução das políticas sociais no Brasil , mudanças na organização do trabalho, na constituição da família e nas transformações do processo de formação. Discutir os processos e práticas por meio dos quais os sujeitos constroem e reconstroem conhecimentos nos diferentes contextos formativos, em espaços escolares e não escolares.

7 – Psicologia do Desenvolvimento: Contextos e Socialização – 40h/a
Conteúdos da psicologia de grupos e as  ideias que influenciam as pesquisas atuais. Integração, influência e categorização social e a dinâmica de evolução dos grupos. As representações sociais, conceituação, a evolução histórica, os modelos teóricos, os instrumentos de análise e as relações com as práticas sociais e o desenvolvimento humano.

8–   Conceito de Educação Social e Intervenção Social e Intervenção Socioeducativa – 30h/a.
A reflexão crítica sobre o papel que a educação pode ter junto aos setores populares visando compreender a importância da organização coletiva nos movimentos sociais, bem como o papel ampliado da educação como prática social de manutenção e/ou transformação do “status quo”. A contextualização dos conceitos de educação, classe e popular. Ampliação do campo conceitual de educação popular no Brasil, conflitando historicamente algumas práticas dessa modalidade.

9– Gestão de projetos sociais: execução, monitoramento e avaliação– 40h/a
Os participantes tomarão contato com breve histórico de aspectos da realidade política e socioeconômica e da discussão do movimento do Humanismo. Irão debater, analisar, vivenciar e refletir sobre as temáticas com apoio de documentos, artigos, filmes, pesquisas teóricas e empíricas sobre Humanização em Saúde, relacionamento interpessoal, felicidade e seus desdobramentos para ações do assistente social e demais profissionais.

10 – Desenvolvimento de projetos sociais: planejamento, captação de recursos e redes sociais– 40h/a.
Análise de demandas. Diagnóstico institucional. Projetos: origem, importância, tipos e finalidades. Impacto ambiental, externalidades, custos e benefícios. Elaboração de projetos: técnicas, etapas, formato e planejamento. Métodos de avaliação: monitoramento, tipos de avaliação, formas de avaliação. Formas de captação de recursos: fundos, incentivos fiscais, instituições públicas e privadas de apoio a desenvolvimento de projetos públicos. Contratos, convênios e subvenções de governo, doações de diversas fontes. Estrutura de projetos para captação de recursos.

11 – Jogo de Negócios – 30h/a.
Simulações da tomada de decisões e estratégicas em um ambiente social.

12 – Seminário de encerramento do curso – 4h/a
Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.


13 – Metodologia Cientifica para Elaboração do TCC -  30h/a.
Produção do conhecimento. Métodos e tipos de pesquisa. Planejamento da pesquisa.
 

 

 

 

​​​DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

 

• Cópia simples do RG

• Cópia simples do CPF

• Diploma da Graduação ou Certificado de Conclusão (cópia autenticada)

• Histórico de Graduação (cópia autenticada)

• 1 fotos 3x4

• Cópia simples Comprovante de Residência

 

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

 

Os estudos são realizados na modalidade Presencial, com encontros mensais.

E não depende da formação de turma. A Metodologia de Apoio é desenvolvida no Portal do Aluno e com aula presencial, e busca valorizar a experiência prévia do aluno, proporcionando estudo individualizado.

A característica principal deste Método Ativo é a flexibilidade de estudo ao aluno.

As Atividades de Ensino-Aprendizagem e suas Avaliações, serão realizadas de forma diversificada, compreendendo as DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

   Para ser aprovado nas disciplinas o aluno tem que atingir sete na Média Final de     cada Avaliação das DISCIPLINAS

 OBRIGATÓRIAS, porque a Média Final é a soma das três Avaliações, dividido por três: a Avaliação Online,  a Avaliação Presencial e a Avaliação do Workshop Pedagógico.

A ênfase será dada à capacidade do aluno (a) de aplicar os conhecimentos de forma interdisciplinar, sempre relacionando a teoria com a prática.

Faça a sua Pré Matrícula:

Finanças, Controladoria e Auditoria

Duração: 12 Meses

Carga Horária: 376 Horas

Periodicidade: Semanal

Mensalidades

12x

R$ 200,00

Pós MBA Presencial

Tecnologia da Informação

Duração: 12 Meses

Carga Horária: 376 Horas

Periodicidade: Semanal

Mensalidades

12x

R$ 200,00

Pós MBA Presencial

Gestão

Comercial

Duração: 12 Meses

Carga Horária: 376 Horas

Periodicidade: Semanal

Mensalidades

12x

R$ 200,00

Pós MBA Presencial