Faculdades Integradas Camões

Especialização em Radioterapia

Duração: 15 Meses | Encontros Semanais | Material Online

OBJETIVO:

O curso de Especialização em Radioterapia das Faculdades Integradas Camões tem por objetivo capacitar os profissionais tecnólogos em Radiologia para atuar na operação dos diferentes equipamentos, execução e planejamento de tratamentos em radioterapia, bem como o uso adequado dos acessórios e o correto posicionamento do paciente, sendo capaz de tomar decisões frente a possíveis dificuldades técnicas enfrentadas no ambiente de trabalho. Também visa o desenvolvimento de habilidades interpessoais que contribuam com o trabalho da equipe multidisciplinar do setor. Possibilitando assim um atendimento qualificado e mais humanizado para com o paciente oncológico.

PUBLICO ALVO:

Este curso tem como público-alvo os profissionais cuja graduação seja de tecnologia em radiologia.

INÍCIO PREVISTO DAS AULAS

Início: Em breve

PROGRAMA:

1 – Seminário de Abertura do Curso – 4h/a.

Ementa: Apresentação do Curso pelos Coordenadores (2 horas)

Aula Magna realizada por profissional com experiência na área de Radioterapia (2 horas).

2 – Anatomia Humana – 40h/a.

Ementa:Apresenta a anatomia humana, incluindo os sistemas esquelético, tegumentar, circulatório, respiratório, endócrino, excretor, reprodutor e digestório.

3 – Fisiopatologia – 30h/a

Ementa: Apresenta a fisiologia humana associada à patologia oncológica.

4 – Física Radiológica – 30h/a

Ementa: Apresenta a estrutura da matéria, radioatividade e grandezas físicas.

5 –Radiobiologia– 30h/a

Ementa: A partir do exposto nas disciplinas de anatomia humana e fisiopatologia, serão apresentados os diferentes efeitos das radiações no organismo humano.

6 – Dosimetria – 40h/a

Ementa: Aplicabilidade da dosimetria das radiações, grandezas dosimétricas, Recomendações de comitês nacionais e internacionais.

7 – Equipamentos  – 30h/a

Ementa: Apresenta os equipamentos utilizados em radioterapia, bem como seus componentes e princípio de funcionamento de cada um.

8 – Protocolos de Exames – 40h/a.

Ementa: Curvas de isodose e parâmetros físicos de cálculo de dose. Efeitos físicos da interação da radiação no paciente, fótons e elétrons. Formas de simulações no tratamento radioterápico.

9–Radioproteção – 20h/a

Ementa: Princípios de proteção radiológica. Grandezas dosimétricas e unidades em proteção radiológica. Manuseio de fontes de radiação ionizantes de forma segura e responsável.

10 – Relações Humanas e Ética Profissional – 20h/a.

Ementa:Código de ética para o profissional das técnicas radiológicas, princípios bioéticos na relação com o paciente, princípios da privacidade e confidencialidade a ética em saúde.

11 – Controle de qualidade – 30h/a.

Ementa: Apresenta os testes de controle de qualidade realizados nos setores de radioterapia, os acessórios utilizados em cada teste e a periodicidade dos mesmos.

12 – Metodologia Científica -  40h/a.

Ementa:Fundamentos da Metodologia Científica; Métodos e técnicas de pesquisa; Normas para elaboração de trabalhos acadêmicos; Pré –projeto de pesquisa; Projeto de pesquisa; Técnicas de levantamento e armazenamento de informações. Organização bibliográfica básica.

13 – Trabalho de Conclusão de Curso - TCC  – 12 h/a

Ementa: Orientação final e apresentação dos trabalhos de conclusão de curso desenvolvidos pelos estudantes.

14 – Estágio

Professores responsáveis: MSc. AkemiYagui

​​​DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

• Cópia simples do RG

• Cópia simples do CPF

• Diploma da Graduação ou Certificado de Conclusão (cópia autenticada)

• Histórico de Graduação (cópia autenticada)

• 1 fotos 3x4

• Cópia simples Comprovante de Residência

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Os estudos são realizados na modalidade Presencial, com encontros mensais.

E não depende da formação de turma. A Metodologia de Apoio é desenvolvida no Portal do Aluno e com aula presencial, e busca valorizar a experiência prévia do aluno, proporcionando estudo individualizado.

A característica principal deste Método Ativo é a flexibilidade de estudo ao aluno.

As Atividades de Ensino-Aprendizagem e suas Avaliações, serão realizadas de forma diversificada, compreendendo as DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Para ser aprovado nas disciplinas o aluno tem que atingir sete na Média Final de     cada Avaliação das DISCIPLINAS

OBRIGATÓRIAS, porque a Média Final é a soma das três Avaliações, dividido por três: a Avaliação Online,  a Avaliação Presencial e a Avaliação do Workshop Pedagógico.

A ênfase será dada à capacidade do aluno (a) de aplicar os conhecimentos de forma interdisciplinar, sempre relacionando a teoria com a prática.

Mensalidades

a partir de:

Faça a sua Pré Matrícula: