Faculdades Integradas Camões

Sobre a instituição

Nossos Cursos

Sistema Matheus

Empregabilidade

Sistema EAD

Blog

Alameda Doutor Muricy, 707 - Centro - Curitiba/PR

41 98881-5078 | 41 3222-2826

Especialização em Educação Inclusiva

Carga horária mínima: 376 horas. | Encontros mensais | Material Online

OBJETIVO:

Preparar profissionais para atuarem com a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais, propiciando o conhecimento sobre as questões filosóficas, pedagógicas e psicológicas e o entendimento das potencialidades, das limitações e das diferenças dos portadores de necessidades especiais, objetivando trabalhar de maneira racional e consciente com as dificuldades existentes no contexto escolar da educação especial e inclusiva.

 

 

PUBLICO ALVO:

 

Este curso se destina a todos os interessados na área de educação ou profissionais que queiram se aperfeiçoar em Educação Inclusiva e Especial, como pedagogos, psicólogos, psicopedagogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, nutricionistas e outros.

 

INÍCIO PREVISTO DAS AULAS

 

Em breve

PROGRAMA:

1 – Seminário de Abertura do Curso – 4h/a.
Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.


2 – Legislação e Políticas Públicas para a diversidade– 40h/a.

Conceito de Alteridade e a relação com a diversidade. A diversidade na legislação educacional. A inclusão na educação. Políticas Públicas na Educação na educação de Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. Projeto Político e a inclusão.O Pedagógico com vistas à diversidade, as questões sociais, econômicas, educacionais, de saúde e culturais. 

 


3 – Fundamentos Filosóficos, Pedagógicos e Científicos da Educação Inclusiva e Especial – 40h/a

Perspectivas históricas e conceituais da Educação Especial e Inclusiva. Pressupostos sociais, educacionais e políticos. Principais expoentes da área da saúde, pedagógica e psicopedagógica. Leis que regem o processo de atendimento a pessoa com deficiência e suas considerações para ingresso à escola em classes especiais e sala de aula regular.

4 – Aspectos psicológicos da pessoa portadora de necessidades especiais – 40h/a

As implicações geradas pelas questões orgânicas, a dinâmica do ajustamento pessoal e social daqueles que, por diferentes razões, vieram adquirir uma deficiência. Compreensão das limitações fundamentais impostas pelas deficiências, as limitações das condições afetivo-emocionais eo acompanhamento  no contexto familiar e escolar.

5 – Ciclo de Palestras – 8h/a

Programação de acordo com o coordenador para o desenvolvimento de palestras nas áreas do curso.

6 – Arteterapia na Educação inclusiva –– 40h/a

História e atuação. Arteterapia na educação. A arteterapia como possibilidade de ferramenta para o profissional no contexto da educação inclusiva e especial.Conceitos e técnicas da Arteterapia. Arteterapia como método facilitador terapêutico e de aprendizagem na educação inclusiva. 

7 – A educação inclusiva e a família – 40h/a

Conhecer os diferentes contextos que envolvem a família diante das diferentes necessidades educacionais especiais, bem como sua evolução até a família pós-moderna. Reflexão sobre a função social da família e seu conceito. Caracterização da representação social da deficiência, assim como,suas implicações no atendimento familiar. Refletir sobre os processos psicológicos que incidem na família da pessoa com deficiência. Família e aprendizagem, família e escola. Reflexão sobre os conflitos vivenciados pela família durante o processo de inclusão escolar . Analisar o relacionamento da escola e da família como construtora do conhecimento na educação inclusiva. 

 

8– Deficiências e o desenvolvimento Biopsicossocial– 40h/a.

Características do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência intelectual. Características do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com surdez. Características do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência visual. Características do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com transtornos globais do desenvolvimento. Características do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com altas habilidades. Conceito. Classificação. Diagnóstico e intervenção.

9– Relacionamentos Interpessoal e Ética Profissional – 20h/a

Sensibilizar para a importância do processo de interação entre as pessoas no contexto escolar /inclusivo, a partir da apreensão de conceitos correlatos ao relacionamento intra e interpessoais construtivos e aos princípios éticos.

10 –Condutas típicas: diagnóstico e encaminhamento no contexto escolar– 40h/a.

Conceito e funções de enfoques de diagnóstico. Etapas presentes no diagnóstico. Áreas avaliadas no diagnóstico: desenvolvimento intelectual, cognitivo, psicomotor, perceptomotor, sensorial, social, emocional, linguagem, maturacional, pedagógico. Atuação de profissionais na realização de diagnósticos na área da educação inclusiva. Equipe multidisciplinar e a escola inclusiva.


11 – Jogo de Negócios – 30h/a.
Simulações da tomada de decisões e estratégicas em um ambiente escolar.

12 – Seminário de encerramento do curso – 4h/a

Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.


13 – Metodologia Cientifica para Elaboração do TCC -30h/a.
Produção do conhecimento. Métodos e tipos de pesquisa. Planejamento da pesquisa.

 

 

​​​DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

 

• Cópia simples do RG;

• Cópia simples do CPF;

• Diploma da Graduação ou Certificado de Conclusão (cópia autenticada);

• Histórico de Graduação (cópia autenticada);

• 1 fotos 3x4;

• Cópia simples Comprovante de Residência.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

 

Os estudos são realizados na modalidade Presencial, com encontros mensais.

E não depende da formação de turma. A Metodologia de Apoio é desenvolvida no Portal do Aluno e com aula presencial, e busca valorizar a experiência prévia do aluno, proporcionando estudo individualizado.

A característica principal deste Método Ativo é a flexibilidade de estudo ao aluno.

As Atividades de Ensino-Aprendizagem e suas Avaliações, serão realizadas de forma diversificada, compreendendo as DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:

Para ser aprovado nas disciplinas o aluno tem que atingir sete na Média Final de     cada Avaliação das DISCIPLINAS

OBRIGATÓRIAS, porque a Média Final é a soma das três Avaliações, dividido por três: a Avaliação Online,a Avaliação Presencial e a Avaliação do Workshop Pedagógico.

Mensalidades

a partir de: 

R$ 200,00

Faça a sua Pré Matrícula: